"Eu vivo em tempos sombrios.

Uma linguagem sem malícia é sinal de estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.

Aquele que ainda ri é porque ainda não recebeu a terrível notícia.
Que tempos são esses, quando

falar sobre flores é quase um crime?
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?

É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.

Mas acreditem: é por acaso.
Nada do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)

Dizem-me: come e bebe!

Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo."

(Bertold Brecht)

2 comentários:

disse...

Nossa, muito bom esse texto, viu Olga! Maravilhoso mesmo! Me lembrou a letra de uma canção que eu costumava escutar muito, e dizia:

"Você não vê? Você não vê?
As pessoas se afundarem
Quem se importa? Quem se importa?
Se elas se afogarem.
Porque tanta indiferença
Com um mundo perdido,
Não feche seus olhos
Fingindo ser um cristão!"

Acho que a insensibilidade e indiferença se tornou uma carateristica dos tempos modernos...
Obrigada por essa bela postagem.

Olga disse...

Oh Jú, eu que agradeço! Só você mesmo para ler essas citações que para mim possuem um grande valor!Obrigada por sua atenção, e principalmente, sensibilidade!

Postar um comentário